Como pode menstruação atrasar e teste de gravidez dar negativo?

Menstruação atrasada e teste de gravidez negativo podem ser resultantes de algumas possibilidades. Antes de tudo é preciso ter certeza de que você não está mesmo grávida.

Se o exame de sangue deu negativo (com hCG abaixo de 5 IU/l, por exemplo) depois de mais de uma semana de atraso, provavelmente é negativo mesmo. Já o teste de farmácia, feito com a urina, pode dar falso negativo se for feito muito cedo. Para ter certeza, repita o exame depois de mais uma semana. Caso dê negativo de novo, é provável que o atraso da menstruação tenha outra razão.

A menstruação pode atrasar devido a uma série de motivos, incluindo ovulação tardia, estresse, atividades físicas exageradas ou distúrbios alimentares.

Um dos motivos mais comuns de atraso menstrual é a auto-regulação hormonal do corpo depois de você ter abandonado seu método anticoncepcional, ou ter tomado a pílula do dia seguinte. Nesses casos, pode demorar até dois ciclos para que tudo se normalize.

Em um ciclo menstrual regular, um dos ovários geralmente libera um óvulo a cada, mais ou menos, 28 dias. Se depois de 14 dias não houver a fertilização, a parede interna do útero “descama” e a menstruação se inicia.

Caso mais de três menstruações não tenham vindo e os testes de gravidez continuem negativos, procure um médico para passar por uma avaliação e descobrir o que anda causando a irregularidade menstrual. Entre as possibilidades estão:

– Problemas de tiroide: Se a sua tiroide (glândula que controla o metabolismo do corpo) não estiver funcionando direito, poderá haver efeitos na menstruação e na ovulação. Entre os sintomas de problemas de tiroide estão cansaço extremo, perda de cabelo, ganho de peso e uma sensação constante de frio, mesmo quando todos ao redor parecem confortáveis com a temperatura.

Um simples exame de sangue pode determinar como anda o funcionamento da tiroide e evitar que ela desregule ainda mais seu corpo. Desequilíbrios de tiroide são corrigidos com remédios.

– Excesso de prolactina: Quando o cérebro produz um nível bem acima do normal do hormônio prolactina, a menstruação pode começar a falhar. O corpo feminino costuma fabricar prolactina para amamentar, razão pela qual a menstruação geralmente fica interrompida quando uma mulher dá de mamar.

Fonte: Baby Center

Deixe um comentário