Um artigo publicado pelo JAMA NETWORK Open…

compreende que existem também razões genéticas e fenotípicas para que a endometriose seja tão relacionada a saúde mental.

A relação entre a saúde mental e a física das portadoras de endometriose já é um tema estudado pelos médicos há mais tempo.

Endometriose e distúrbios psiquiátricos. Artigo publicado pelo JAMA NETWORK Open aponta genes relacionado a endometriose e saúde mental.

A pesquisa incluiu mais de 200 mil mulheres. E foi a primeira em larga escala a fornecer evidências genéticas dos processoas subjacentes às doenças psiquiátricas da endometriose.

Estima-se que 80% das pacientes que sentem dores frequentes desenvolvem quadros de depressão.

Além de ansiedade e depressão, também foram levantados dados que relacionam a doença com a presença de distúrbios alimentares.

O estrese gerado pelos sintomas acaba sendo somado pela ansiedade por diagnóstico conclusivo, enquanto muitas das mulheres batalham ainda com medo da infertilidade.

Baseada em uma análise de regressão multivariada, o estudo revelou que a ligação se dá por meio de um fenômeno genético em que um único gene possui controle sobre as manifestações de várias características.

A endometriose é uma doença complexa. Além dos sintomas físicos graves, a condição também está associada a varias questões de ordem psiquiátrica, incluindo depressão e ansiedade.

Repost: sbendrometriose.com

Agendamento via WhatsApp ⤵️
📲 (31) 99294-9452

Rua Aqueber Saliba, 41 – Centro, Betim – MG
(31) 3532-3203 | 3614-9656

Deixe um comentário