Como prometido, aqui está a parte 2!
Seguimos respondendo as dúvidas mais comuns sobre a pílula anticoncepcional.
Nesta segunda parte, falamos sobre ISTs, menstruação contínua, antibióticos, fertilidade, riscos e uso em casos de enxaqueca.
Informação clara, baseada em evidências, para te ajudar a tomar decisões com mais segurança e consciência.
7- A pílula protege contra ISTs? Não. Ela só previne gravidez. Para ISTs, use preservativo
8 – Posso pular a menstruação tomando a pílula sem pausa? Sim, muitas pílulas permitem uso contínuo (sem pausa ou com placebos). Converse com seu médico para ajustar.
9 – Antibióticos cortam o efeito da pílula? A maioria não interfere, exceto rifampicina (para tuberculose) e alguns antifúngicos. Sempre use preservativo se houver dúvida.
10 – Quanto tempo depois de parar a pílula posso engravidar? A fertilidade pode voltar imediatamente, mas algumas mulheres levam alguns meses para regularizar o ciclo
11 – A pílula aumenta o risco de câncer? Pode reduzir risco de câncer de ovário e endométrio, mas há leve aumento relativo de câncer de mama e colo do útero (risco geral ainda baixo).
12 – Posso tomar pílula se tiver enxaqueca? Se for enxaqueca com aura, não é recomendado a pílula combinada , que tem estrogênio (aumenta risco de AVC), mas pode-se usar a sonde progesterona. Sem aura, pode ser avaliado com cautela.
Se ainda restar alguma dúvida, procure orientação médica.