Você sabia que a forma como cuida da sua roupa íntima impacta diretamente sua saúde íntima?
Detalhes como o tipo de tecido, a forma de lavar e até onde você guarda suas calcinhas fazem toda a diferença na prevenção de infecções, alergias e desconfortos.
A Dra. Lidiane Lemos preparou uma nova série com 7 dicas práticas e essenciais para manter o equilíbrio íntimo e promover mais bem-estar no seu dia a dia!
A higiene íntima é essencial para a manutenção da saúde genital e do bem-estar geral, sendo importante seguir orientações baseadas em ciência para evitar infecções, desconfortos e outras complicações.
A seguir apresentamos algumas praticas recomendadas para promover uma higiene adequada e prevenir problemas de saúde:
1- A calcinha usada no dia, deve ser 100% algodão (NÃO basta ter o “forrinho” de algodão), pois permite a transpiração e ventilação adequando da região.
2 – Deve ser preferencialmente branca ou de cores claras porque calcinhas coloridas podem causar irritações e alergias devido ao emprego dos corantes. As cores escuras – preto, vermelho, marrom e azul marinho – tem maiores chances de causar alergias.
3 – Lave-as seperadamente, à mão, de preferência com sabão de côco líquido. É necessário enxaguar bastante e não adicionar amaciantes. Nunca deixe as calcinhas “de molho” e nem utilize alvejantes para lavá-las (água sanitária, Q-boa).
4 – Sempre deixe as calcinhas secarem ao sol ou em local bem ventilado – no banheiro jamais
5 – Passe a ferro quente suas calcinhas – por isso devem ser 100% algodão.
6 – Guarde em gavetas de calcinhas, separadamente. Nunca misture com meias ou outras roupas, pois elas não recebem todos esses cuidados especiais. Não colocar substâncias tais como naftalina ou sachês perfumados nas gavetas.
7 – Jamais compartilhar calcinhas! Nem mesmo entre irmâs ou mãe/filha.