Duração da terapia hormonal do climatério: Quais são as principais recomendações?

Estudos apoiam o uso pelo menos 5 anos em mulheres saudáveis que iniciam o tratamento antes dos 60 anos de idade e não há motivos para colocar limites obrigatórios sobre duração da TH.

A manutenção ou não da TH deve ser decidida a critério da mulher, sempre bem informada, dependendo dos objetivos específicos, e estimativa dos benefícios e riscos individuais.

A TH não precisa ser interrompida de rotina em mulheres acima de 60 ou 65 anos.

A duração da TH pode ser estendida para SVM persistentes, prevenção de perda óssea ou QV após tentativa de interrupção; especialmente em mulheres saudáveis com baixo risco elevado de fratura em que outras terapias não são apropriadas.

Redução dos riscos com doses eficazes mais baixas e via de administração não oral é importante à medida que as mulheres envelhecem e usam por mais tempo.

Durações mais longas ou uso prolongado além dos 65 anos de idade devem incluir a reavaliação periódica das comorbidades, levando em consideração tentativas periódicas da redução ou descontinuação da TH.

A idade por si só não deve indicar quando a TH deve ser descontinuada.

O uso prolongado de TH sistêmica em mulheres que iniciaram TH dentro de 10 anos após o início da menopausa pode ser apropriado para o tratamento de SVM persistente e prevenção da osteoporose em pacientes selecionadas.

O uso de ET transdérmica deve ser considerado, e doses inferiores às doses habituais podem muitas vezes ser recomendadas.

A duração da TH deve ser individualizada com base na preferência da paciente e no equilíbrio entre riscos e benefícios, com vigilância anual. A decisão de continuar a TH baseia-se na manutenção da QV.

Não existe definição para duração máxima obrigatório para a TH ou idade máxima em que a TH deve ser suspensa.

A ET isolada parece haver maior flexibilidade no tempo de utilização entre risco de câncer de mama e uso de estrogênio isolado nos ensaios clínicos.

Período mais curto com base na análise de risco-benefício recomenda-se contra descontinuação de rotina em pacientes com idade maior a 65 anos.

Menor duração total de acordo com objetivo da TH e melhora dos sintomas, com avaliação de risco individual.

Recomendado por maior de 5 anos com redução da dose se houver manutenção do uso da TH.

Repost: ginecoacademy

Agendamento via WhatsApp ⤵️
📲 (31) 99294-9452
_
Rua Aqueber Saliba, 41 – Centro, Betim – MG
(31) 3532-3203 | 3614-9656

Deixe um comentário